Sábado, 26 de Abril de 2008

Apresento-te...Marie Camargo!

Hoje vou dar inicio à rubrica semanel 'Apresento-te...', onde vou falar sobre várias bailarinas e bailarinos, da História e da Actualidade! Hoje vou falar-vos sobre Marie Camargo!

 

Marie Camargo, uma das maiores responsáveis por muitas mudanças técnicas e de estilos de ballet, nesceu em Bruxelas, a 15 de Abril de 1710.

Aos 16 anos, fes a sua primaira apresentação, no Teatro Ópera de Paris, num ballet de Jean Ballon (vê aqui), chamado "Caractères de la Dance".

Devido ao seu grande sucesso nesta apresentação, seguiram-se muitasoutras, num total de mais de 78 Ballets e óperas. Rápida e muito agil, Marie aperfeiçoou os passos com saltos (entrechat e cabriole, por exemplo), que antes eram executados por homens. Foi também responsável por estabelecer uma perna elevada a 90 graus do quadril (altura). Encurtou também as saias de ballet, para uma melhor execução dos passos mais complexos e para assim possibilitar que estes fossem mais bem apreciados pela plateia. Tirou os saltos altos dos sapatos de ballet, facilitando assim a execução de saltos mais complexos.

Parou de dançar em 1734, quando se tornou amante do Conde de Clemont, mas retomou actividade sete anos depois, apresentando-se ainda várias vezes, sempre com um enorme sucesso. Camargo era uma porespicaz mulher de negócios e permitiu que o seu nome fosse usado em anuncios de sapatos e perucas.

Em 1751 aposentou-se definitivamente, com uma pensão do governo Francês. Faleceu em 1770, mas não se sabe bem o dia nem o mês.

Já depois da sua morte, em 1930, foi funda a Sociedade Camargo, em Londres, que se propunha a montar a cada ano espectáculos de ballet, e se possivel com obras novas. esta sociedade consegui ain da ajudar a estabelecer o Vic-Wells Ballet, hoje o Royal Ballet.

 

 

Aamanhã:

  -->Ballets de repertórios: o que são?

  -->Ballets de repertórios: "A Bela Adormecida" 

publicado por Balletomane às 20:33
link do post | comentar | favorito
|

Exercicio da semana

Um dos meus exercicios favoritos, os degages! Adoro a rapidez, a musica, tudo...!

Video da semana

Esta semana, um video que não é ballet clássico, mas sim um ballet moderno! (Repara bem no modo descontraido com que ela faz tudo em pontas!)
Photobucket ao Balletomanes, um blog sobre ballet! Aqui vais poder encontrar muito sobre a história do ballet, sobre ballets de repertorio e muito mais à cerca desta maravilhosa Arte! Balletomane- Fanático por ballet, grande fã desta arte. Esta palavra foi criada na Rússia, no século XIX.

Status

Photobucket

Parceiros

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Musicaa

arquivos

Abril 2008

online