Sábado, 26 de Abril de 2008

Estilos de Ballet!

Olaaa! Como tinha dito ontem, hoje vou falar-vos sobre os três principais estilo de ballet: Romantico, Clássico e Moderno!

O Ballet Romântico...

Este estilo é um dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Ballet. É um  tipo de dança que atraiu muitas pessoas na época devido o Movimento Romântico Literário, que decorria na Europa na primeira metade do século XIV, já que se adequava à realidade da época, ao contrário do que acontecia antes. Nos ballets que seguem a linha do Romântico pdredomina a magia, a delicadeza de movimentos, onde a bailarina protagonista é sempre frágil, delicada e apaixonada. Nesses Ballets usam-se os chamados tutus românticos (vê aqui), normalmente com adornos floridos, lembrando meninas do campo. Como exemplos de Ballets Românticos podemos citar Giselle, La Fille Mal Gardée e La Sylphide (vê uma parte aqui).

 

O Ballet Clássico...

Este estilo surgiu numa época de intrigas entre os Ballets Russo e Italiano, que disputavam o título de melhor do mundo. O seu principal objectivo é exprimir ao máximo a habilidade e virtuosismo dos bailarinos, encantando toda a plateia.Um exemplo deste virtuosismo são os 32 fouettés em 'O Lago dos Cisnes' (vê aqui). Estes Ballets também se preocupavam em contar histórias, que acabaram por se transformar em contos de fadas. Também havia a grande preocupação se fazer sequencias de passos e movimentos  que se adequem com a história e façam um conjunto perfeito. No Ballet Clássico a roupa mais usada são os tutus prato (vê aqui), pois permitem que as bailarinas executem melhor os passos e também permite ter uma maior visibilidade da plateia. Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes', 'O Quebra-Nozes' e 'A Bela Adormecida' (vê uma variação aqui).

 

O Ballet Moderno...

Também conhecido por Ballet Comtemporaneo, foi criado no início do século XX e ainda preserva o uso das pontas e gestos do Ballet Clássico. Neste estilo, as coreografias começam a ter ideologias diferentes. Não há mais uma história que siga uma sequência de factos lógicos, mas sim muitos passos do ballet clássico misturados com sentimentos actuais. As roupas usadas no Ballet Contemporâneo são geralmente collants e malhas (vê aqui), como numa aula normal, para dar maior liberdade de movimento aos dançarinos. Ezemplo de coreografias deste estilo são Serenade, Apollo e Agon.

 

Ainda hoje:

   -->Apresento-te...Marie Camargo!

publicado por Balletomane às 14:00
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Beatriz a 26 de Abril de 2008 às 20:03
Obrigada Teresa. É claro que vou passar sempre por aqui para ler mais umas coisas sobre ballet . = D
Já agora qual o estilo de ballet que praticas ?
Beijinho*


De Stef a 26 de Abril de 2008 às 22:53
tenho uma amiga minha que pratica o ballet moderno, é uma dança lindíssima!


De Lara a 4 de Julho de 2008 às 20:56
Gostei de tudo, + pq cada semana ñ muda de exercicio?


Comentar post

Exercicio da semana

Um dos meus exercicios favoritos, os degages! Adoro a rapidez, a musica, tudo...!

Video da semana

Esta semana, um video que não é ballet clássico, mas sim um ballet moderno! (Repara bem no modo descontraido com que ela faz tudo em pontas!)
Photobucket ao Balletomanes, um blog sobre ballet! Aqui vais poder encontrar muito sobre a história do ballet, sobre ballets de repertorio e muito mais à cerca desta maravilhosa Arte! Balletomane- Fanático por ballet, grande fã desta arte. Esta palavra foi criada na Rússia, no século XIX.

Status

Photobucket

Parceiros

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source

Musicaa

arquivos

Abril 2008

online