Sábado, 26 de Abril de 2008

Apresento-te...Marie Camargo!

Hoje vou dar inicio à rubrica semanel 'Apresento-te...', onde vou falar sobre várias bailarinas e bailarinos, da História e da Actualidade! Hoje vou falar-vos sobre Marie Camargo!

 

Marie Camargo, uma das maiores responsáveis por muitas mudanças técnicas e de estilos de ballet, nesceu em Bruxelas, a 15 de Abril de 1710.

Aos 16 anos, fes a sua primaira apresentação, no Teatro Ópera de Paris, num ballet de Jean Ballon (vê aqui), chamado "Caractères de la Dance".

Devido ao seu grande sucesso nesta apresentação, seguiram-se muitasoutras, num total de mais de 78 Ballets e óperas. Rápida e muito agil, Marie aperfeiçoou os passos com saltos (entrechat e cabriole, por exemplo), que antes eram executados por homens. Foi também responsável por estabelecer uma perna elevada a 90 graus do quadril (altura). Encurtou também as saias de ballet, para uma melhor execução dos passos mais complexos e para assim possibilitar que estes fossem mais bem apreciados pela plateia. Tirou os saltos altos dos sapatos de ballet, facilitando assim a execução de saltos mais complexos.

Parou de dançar em 1734, quando se tornou amante do Conde de Clemont, mas retomou actividade sete anos depois, apresentando-se ainda várias vezes, sempre com um enorme sucesso. Camargo era uma porespicaz mulher de negócios e permitiu que o seu nome fosse usado em anuncios de sapatos e perucas.

Em 1751 aposentou-se definitivamente, com uma pensão do governo Francês. Faleceu em 1770, mas não se sabe bem o dia nem o mês.

Já depois da sua morte, em 1930, foi funda a Sociedade Camargo, em Londres, que se propunha a montar a cada ano espectáculos de ballet, e se possivel com obras novas. esta sociedade consegui ain da ajudar a estabelecer o Vic-Wells Ballet, hoje o Royal Ballet.

 

 

Aamanhã:

  -->Ballets de repertórios: o que são?

  -->Ballets de repertórios: "A Bela Adormecida" 

publicado por Balletomane às 20:33
link do post | comentar | favorito

arquivos

Abril 2008