Segunda-feira, 28 de Abril de 2008

Passos básicos: Os quatro (ou cinco) arabesques!

Arabesques: O que são?

Os arabesques contituem uma das poses básicas do Ballet Clássico. A denominação 'arabesque'  provém da forma de ornamente (arabesco), mourisco. Para desenvolver a pose do arabesque, o corpo apoia-se sobre uma das pernas, mantendo a outra posicionada atrás, completamente estendida, formando um angulo de 90 graus. O tronco é posicionado para a frente e deve estar completamente alongado, a coluna deve estar muito viva e ascendente, o quadril em simetria com os ombros e os braços estendidos na posição correspondente.

 

Os quatro (ou cinco) arabesques...

Primeiro Arabesque:

Parte superior do corpo em constante alongamento, estabilizada sobre a perna de base (perna de apoio), formando uma só linha vertical; a outra perna estará estendida atrás, formando um angulo rectocom a perna de apoio. Quadril e ombros em simetria, direccionados para a frente. O braço corresponde à perna de apoio está alongado com suavidade continuamente, à frente do corpo, mantendo a linha da mão na altura dos olhos. O braço correspondente à perna em arabesque estará alongado ao lado, ajudando a manter a expansão e continuidade da pose.

 

Segundo Arabesque:

Neste arabesque os braços são trocados, posicionando o braço contrário à perna de apoio à frente do corpo. O outro estará posicionado em segunda posição, a cabeça será levem,ente voltada para o publico, olhando por cima do ombro, correspondentemente ao braço que estiver à frente do corpo.

 

 

 

Terceiro Arabesque:

Neste arabesque, amobos os braços estarão posicionados à frente do corpo. A linha dos dedos do braço correspondente à perna de apoio estará na mesma linha de altura dos olhos. O braço correspondente à perna em arabesque estará  na altura da linha formada pelos ombros.

 

 

 

Quarto Arabesque:

No quarto arabesque, aperna de apoio será a que estiver mais próxima do espectador, enquanto que a outra estará alongada atrás, arabesque. O braço correspondente à perna em arabesque estará posicionado na frente do corpo, amntendo a linha dos deodos da mão na mesma altura da linha dos olhos. O braço correspondente à perna de apoio estará posicionado em segunda posição. A cabeça acompanha a linha da mãe correspondente ao braço que estiver à frente fo corpo.

 

Quinto Arabesque:

Este arabesque é só utilizado na escola Italiana. Neste arabesque, a perna de base estará em demi-plié, sendo a mais próxima do espectador, e a outra perna estará alongada em arabesque. Os braços estarão posicionados como no terceiro arabesque, só que o mais alto será o braço correspondente à perna em arabesque e o mais baixo será o braço correspondente à perna de base.

 

publicado por Balletomane às 13:28
link do post | comentar | favorito
8 comentários:
De Beatriz a 29 de Abril de 2008 às 16:51
Obrigada Teresa! Mas não são atrasados, porque eu faço anos hoje e postei hoje de manha, mas aquilo mostra a data de ontem. :S
LOL
Beijinho*


De Beatriz a 2 de Maio de 2008 às 23:50
Conto pois ;) .
***


De Beatriz a 4 de Maio de 2008 às 09:21
Olá. Sim Teresa, ainda bem que me lembras disso. Pesei.me no dia 1 mas esqueci.me de pôr. :S
Beijinho*


De Joanna a 6 de Maio de 2008 às 21:05
Vim informar que o blog WOMEN FASHION e o blog WOMEN SECRET estão a fazer uma campanha.
Para mais informações vai a um dos sites e inscreve-te nesta campanha!

Assi: Joanna&Patty


De Beatriz a 21 de Maio de 2008 às 22:03
Bem, espero que sim. :)
Beijinho*


De Beatriz a 31 de Maio de 2008 às 20:47
Bem, espero que corra tal como dizes. Amanhã é dia de pesagem. Olha Teresa, se quiseres continuar a ler o meu blog, tens de me dar o teu email para eu te enviar um convite, éq vou pôr o blos em privado. Se não quiseres expor o teu email, podes mandar.mo para: be.summer@hotmail.com !
Beijinho querida!*

p.s: estou à espera de + post's teus. :)


De just_fashion a 1 de Junho de 2008 às 10:22
Confesso que em pequena, sempre me apeteceu andar no ballet, mas fui perdendo esse desejo cada ano que passava, não deve ser o teu caso, o ballet, por vezes, está na "alma", deve ser muito divertido...


De Lara a 25 de Junho de 2008 às 19:00
Este blog é um máximo,tudo é perfeito músicas,danças e+.
Foi impresionante a video do Ballet Moderno mas eu prefiro o Clássico.O Ballet é minha vida amo fazer mas com os acontecidos por enquanto ñ posso mas com fé em Deus semana q vem to lá na minha querida aula.

Adorei tudo toda semana to aki pra acompanhar as aulinhas práticas q tem neste blog.
Bjs!!!!!!!!!!!!!!

Adorei tudo!!!!!


Comentar post

arquivos

Abril 2008